14 de setembro de 2010

FAIT inicia projetos em parceria com a COAMARI

A Faculdade de Ciências Sociais e  Agrárias  de Itapeva-FAIT, iniciou essa semana os projetos de extensão na COAMARI.
Com a presença de Alunos de Farmácia, acompanhados da Professora  Luciane Almeida Galindo os alunos iniciaram o  de Censo populacional de dípteros califorídeo, como segue parte do projeto;

O levantamento será realizado na Cooperativa de coleta seletiva de lixo COAMARI, no município de Itapeva, estado de São Paulo. Coletas mensais serão realizadas entre setembro de 2010 a agosto de 2011.
Para o desenvolvimento do estudo, serão empregadas armadilhas constituídas de garrafas “pet” de dois litros, similares às do tipo utilizado para captura de moscas, por Ferreira (1978) e Linhares (1981).
Para cada armadilha serão utilizadas duas garrafas, cada uma com cerca de 35 cm de altura e 8 cm de diâmetro. O fundo de ambos os frascos serão removidos para permitir-lhes adaptação e para permitir a entrada de insetos na garrafa inferior. A garrafa inferior será pintada com tinta na cor preta, enquanto que a garrafa superior não será pintada para permitir a visualização dos insetos capturados. Como atrativo, as armadilhas conterão em seu interior fígado bovino, as quais serão alocadas nas proximidades da Cooperativa e examinadas durante 1 semana, para a captura de dípteros califorídeos.
Com a obtenção das moscas, procederá a identificação e quantificação dos dípteros segundo a espécie.
A COAMARI passa a ser alvo de estudo e com certeza os resultados servirão para embasar políticas publicas e mecanismos de controle, alem de ser um grande meio de divulgação da Cooperativa ao longo das pesquisas.

Nenhum comentário: