Com a Lei Federal sancionada neste ano, está entrando em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos, projeto que estava desde 1991 parado no Congresso Nacional, essa lei possibilita varias ações e prevê benefícios aos municípios que a adotarem .
Em Guapiara essa lei vem apenas para complementar as ações que a Prefeitura Municipal, Fundo Social e Câmara de Vereadores já vêm fazendo.
O município vem a cada dia incentivando a Implantação da Coleta Seletiva com a Inclusão dos catadores na cidade.
Com o apoio da Câmara de Vereadores a cidade adquiriu um caminhão o qual realiza a coleta porta a porta.
Panfletos e campanhas já foram realizados para conscientizar os moradores da importância da separação dos recicláveis e da destinação Socioambiental aos catadores.
Guapiara também é pioneira na forma com que fez seu projeto de coleta seletiva, contratando técnico especializado na implantação da coleta e capacitação dos catadores e fazendo na rede de ensino da cidade diversas palestras de sensibilização.
Mais um gigantesco passo.
Nesta Semana o Prefeito de Guapiara, Flavio de Lima, numa ação pioneira, chamou os catadores da AMAR – Associação dos Catadores de Guapiara, para uma reunião, onde o foco foi à lei municipal que pretende criar para ainda mais beneficiar a cidade e os catadores.
Essa lei que regulamente as questões dos resíduos sólidos faz parte das ações que o município tem adotado para valorizar o morador de Guapiara e vem de encontro às demandas do Município Verde Azul da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
A atitude do Prefeito é pioneira, pois em nenhuma cidade do Sudoeste Paulista os catadores puderam ser ouvidos para criação de lei específica para a área que eles atuam.
O Prefeito Flavio de Lima, ouvindo as sugestões estará elaborando a lei que será enviada para a Câmara de Vereadores da cidade.
O ponto levantado pelos catadores de Guapiara e pelo técnico que dá suporte aos catadores é a Reversão Financeira, ou seja, que a cada tonelada coletada o catador receba pelo trabalho que realizou dessa forma se valoriza ainda mais o catador e se tem um trabalho realmente profissional na cidade.
Alem desse beneficio na lei, a Prefeitura ainda quer ajudar a AMAR com uma subvenção mensal, tornando assim a Associação autogestionaria, pois fará a gestão dos recursos recebidos, mas com o necessário apoio da Municipalidade, promovendo dessa forma uma verdadeira inclusão social e diretamente a preservação ambiental.
Para os catadores essa noticia veio em boa hora, a cidade vem a cada dia aumentando sua produção, graças ao trabalho incessante dos catadores, apoiados pelo Fundo Social e Secretaria de Assistência e Promoção Social.
Guapiara ainda mantém uma Assistente Social diretamente ligada aos catadores os quais estão inseridos em programas Federal e Estadual.
As catadoras Marli Aleixo, Sonia Aparecida, Maria Helena e Maria de Lourdes elogiaram a atitude do Prefeito e se sentiram ainda mais valorizada pela nova perspectiva que se abre .
“Guapiara será com certeza a cidade que usaremos como exemplo na região para sugerir aos prefeitos que adotem essa política socialmente justa e ecologicamente correta”, destacou o técnico e Consultor contratado para auxiliar na implantação da Coleta Seletiva em Guapiara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário