8 de outubro de 2009

MEMORIA

1º SEMINÁRIO LIXO,


TRABALHO E RENDA
2006






No dia 21 de setembro, 236 pessoas atuantes nas áreas da educação, social, ambiental, econômica e cultural participaram do “1ºSeminário Lixo – Trabalho - Renda da Cidade de Itapeva”. Elas trabalharam uma concepção de educação sócio-ambiental, diretrizes, estratégias e ações convergentes com o Programa Coleta Seletiva Solidária, em implantação pelo poder público e a sociedade organizada de Itapeva. Essas propostas constam do documento Programa de Coleta Seletiva Solidária da Cidade de Itapeva.

O documento será um instrumento para consolidar a implantação de um sistema de coleta seletiva que integre a população dos catadores e catadoras de rua de forma contínua e sustentável e ao mesmo tempo potencialize ações de educação na cidade.

As propostas também servirão de apoio para uma política comum de desenvolvimento de ações e programas de educação sócio-ambiental, coerentes com os princípios da autogestão e da economia solidária. A proposta é a de que a implantação progressiva de ações e programas de educação sócio-ambiental, tanto pelo setor público, quanto pelo privado, acompanhe o progresso do Programa de Coleta Seletiva Solidária.

O encontro foi realizado pela Coamari, CEADEC, Rede Cata Vida, Apeoesp e Prefeitura do Município de Itapeva através da Secretária de Recursos Hídrico e MeioAmbiente.

O P r o g r a m a C o l e t a S e l e t i v a S o l i d á r i a está em andamento, na cidade de Itapeva, a implantação do Programa de Coleta Seletiva, coordenado pela Secretaria de Recursos Hídrico e Meio

Ambiente, com os seguintes objetivos: implementação de uma política de reaproveitamento de resíduos com inclusão social - geração de trabalho e renda - e de mobilização da sociedade em torno desta proposta. Esse programa, portanto, tem como princípio a estruturação de um sistema de coleta seletiva de caráter associativista que será operado pelas organizações de catadores e catadoras com apoio do poder público na logística e na capacitação dos catadores e catadoras para atuarem em cooperativas de primeiro e de segundo grau.

Desde 2003, a Rede Cata Vida ajudou a criar a COAMARI, para estruturar a política municipal de resíduos sólidos e o programa de coleta seletiva.
Fonte: Imprensa Oficial de Itapeva 06/10/2006

Nenhum comentário: