8 de março de 2010

Resposta de questionario para TCC

A COAMARI respondeu o questionario da jovem Julia Muller, do colégio I.L. Peretz, onde esta faz seu TCC, segue abaixo as perguntas e resposta;


"Com a crise econômica mundial e a queda nos preços das matérias primas no Brasil, de que forma isto afetará os catadores de  Materiais Recicláveis e conseqüentemente o meio ambiente?"
R= A crise mundial afetou realmente os catadores de materiais recicláveis, pois os preços caíram significativamente ,porem aos catadores organizados em cooperativa e associação autogestionaria e com uma administração mínima essa crise foi sim ruim, porem teve seu lado positivo, digo isso por que em Itapeva, com os preços baixos os catadores informais deixaram de catar, e em contrapartida nós(COAMARI) criamos meios para beneficiar os catadores que coletassem mais, assim tivemos um significativo aumento na produção  e os catadores conseguiram assim manter seus rendimentos.
Em sua opinião, como é que o Brasil enfrentou a crise econômica?
R= O Brasil embora ainda em fase de crescimento teve sua base bem alicerçada, com as políticas criadas pelo governo Lula o Brasil não sentiu muito essa crise, o que muito se deve ao poder de auto-suficiência de nossa nação.
De que forma ela atingiu os trabalhadores do mercado informal? E do formal?
R= em nosso prisma podemos dizer que ela teve um reflexo negativo nos trabalhos formais, porem nos trabalhadores informais que recebem de acordo com sua produção a crise foi momentânea diminuindo apenas as receitas dos trabalhadores.
Alguma área da economia foi beneficiada pela crise?
R= Sim com certeza, o mercado informal e até mesmo a cadeia dos recicláveis, onde alguns são comodites e mesmo os preços aumentando os grandes compradores mantiveram os preços baixos.
Você acredita que se os trabalhadores se organizassem na forma de uma associação poderiam ter benefícios? Quais?
R= Com certeza, só o fato de não ser mais explorado pelos atravessadores e podendo vender de fato para as Empresa já é um grande  beneficio.
Você acha que a crise econômica ira aumentar a reciclagem ou não?
R= Sim, como escrevi anteriormente devido ao preço baixo muitos catadores deixaram de catar e assim teve o aumento dos materiais nas ruas, o que diretamente beneficia os catadores que coletam aleatoriamente e que estão inseridos na COAMARI.
O que você acha da idéia de um projeto social de reciclagem que diretamente ajudaria os catadores de materiais Recicláveis ? Você conhece algum projeto similar?
R= Sou plenamente a favor, desde 2001 nós catadores organizados buscamos que o poder publico nos remunere pela prestação de serviço que executamos nas cidades, um exemplo, a prefeitura tem um custo de Coleta e Destinação do lixo, o qual tem em sua composição cerca de 80% do volume recicláveis, nós catadores coletamos grande parte desse volume e não recebemos pelo trabalho prestado.
Algumas Prefeituras no Brasil tem essa reversão, sendo referencia as cidades de Diadema e São José do Rio Preto.
É possível trazer os catadores de materiais Recicláveis  para o mercado formal?
R= Sim porem os custos legais são muito alto, o que tentamos é organiza-los em Associação ou Cooperativa , pois assim os custos são menores e são rateados entre todos.
Qual será o impacto da crise no meio ambiente?
R= Digo o pós crise, pois a economia mundial terá ( o que não deveria) aumentar sua produção para  tentar reverter seus prejuízos assim a agressão ambiental será ainda mais severa.
A tendência agora é que os catadores, realmente, passem a catar mais?
R = Com certeza, embora hoje 2010 a economia já esta novamente se aquecendo e de novo aumentou o numero de catadores desorganizados nas ruas , visto que os preços estão em alta novamente.

Quanto o trabalho dos catadores ajuda o meio ambiente (ou ajudava antes da crise)?
R= Os catadores são os agentes ambientais mais completos, embora o poder publico e grande parte da sociedade ainda não percebeu, os catadores fazem a limpeza das ruas sem custo ao município e não deixam grande parte desses materiais irem ao aterro sanitário ou lixões.

Nenhum comentário: