3 de novembro de 2009

Itapeva terá o Dia do Catador de Material Reciclavel

Com a Iniciativa do Vereador Ney , a cidade de Itapeva será a primeira da região a ter um dia exclusivo dos catadores de materiais recicláveis.
Essa conquista representa a força dessa categoria que trabalha dia a dia, sol a sol, para beneficiar a suas familias e ajudar diretamente os moradores de Itapeva e do Planeta TERRA.

Brasil Profissões Catador de material reciclável


"Aquele que faz a coleta de materiais que podem ser reaproveitados, por processo de reciclagem"

Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser catador de material reciclável?
O catador de material reciclável, também conhecido como coletor, é aquele que recolhe todo tipo de material que pode ser reaproveitado, como latas, plásticos, papéis, vidros e alumínio. Muitas vezes, trabalham em cooperativas, com outros coletores, passando em condomínios e empresas em determinados horários do dia e da semana, para recolher este material, que posteriormente será separado por itens e vendido a empresas de reciclagem. Os catadores de material reciclável contribuem para a sustentabilidade.
Quais as características necessárias para ser um catador de material reciclável?
É importante que o catador de material reciclável apresente as seguintes características:
•Bom condicionamento físico
•Disposição para trabalhos pesados
•Boa noção de coletividade
•Facilidade para o trabalho em equipe
Qual a formação necessária para ser catador de material reciclável?
Para se tornar um catador de material reciclável, não é exigido uma formação profissional. Muitos trabalham por conta própria, separando os materiais recicláveis do lixo orgânico, o que caracteriza uma atitude de alto risco, devido a possibilidade de transmissão de doenças e presença de materiais cortantes. Por isso e juntamente com a falta de cursos profissionalizantes do setor, é importante que o profissional se una a cooperativas de catadores, que têm o horário de trabalho estabelecido e os pontos de coleta determinados. Nestes locais, o lixo já é separado para que possa ser recolhido, facilitando e tornando mais digno o trabalho do coletor. Além disto, algumas cooperativas oferecem palestras para seus cooperados, como, por exemplo, a melhor forma de separar os materiais recicláveis, como se prevenir de doenças e cuidados com o meio ambiente, que melhor prepararão o profissional para as atividades diárias de sua profissão.
Principais atividades de um catador de material reciclável
Entre as principais atividades do dia-a-dia de um catador de material reciclável, estão:
•Coletar o material a ser reciclado em condomínios residenciais e públicos
 •Transportar o material até a cooperativa ou até a empresa para a qual será destinado à reciclagem
•Separar os materiais recolhidos, em papelão, papel comum, vidro, plástico, metais e alumínio
•Fazer a pesagem do material recolhido
•Empacotar estes materiais para serem recolhidos pelas empresas
Áreas de atuação e especialidades
O catador de material reciclável muitas vezes costuma trabalhar por conta própria para suprir suas necessidades financeiras, aumentando a renda familiar mensal. Porém, é importante que ele se una às cooperativas de reciclagem para que tenha uma maior garantia de renda fixa ao final do mês. Sendo assim, uma área de atuação que está em alta para este profissional é a do trabalho dentro de empresas de reciclagem de todo tipo de material que pode ser reaproveitado. Em grandes centros urbanos, estas empresas são em grande número e têm jornada de trabalho média de 8 horas e o coletor costuma receber, semanalmente, um valor fixo somado a uma bonificação pela quantia coletada.
Normalmente, a relação das cooperativas com empresas de reciclagem não é direta, apenas comercial de compra e venda de materiais, de modo que não há contratação. Alguns condomínios ou empresas diversas contratam cooperativas para prestação de serviços de coleta seletiva, sendo que os cooperados passam a receber o salário da "retirada", que é a divisão entre os cooperados do faturamento da cooperativa. Existe também o sistema dos ferros velhos (pequenas empresas, ou pequenos empresários), que usam a mão-de-obra barata dos catadores que trabalham sem vínculo empregatício vendendo o material que coletam a preços muito baixos propiciando altos lucros a estas pequenas empresas.
Mercado de trabalho
Com uma maior conscientização sobre os riscos que o desmatamento causa ao meio ambiente e a constante ameaça do aquecimento global, os países têm passado a investir em programas de reciclagem. Cooperativas e empresas do setor são criadas rapidamente, empregando cada vez mais coletores de material reciclável. Dito isto, o mercado de trabalho para este profissional está em alta hoje em dia, com a atuação das cooperativas contratadas por empresas ou mesmo condomínios, para a coleta de materiais, como papéis, plásticos, alumínio e vidros. Assim, os coletores podem se associar a estas entidades para maiores garantias em seu trabalho e para manter-se no mercado de trabalho.

Curiosidades

A questão do destino do lixo no mundo tem preocupado cada vez mais os governos de muitos países, principalmente os desenvolvidos, que já têm uma consciência ambiental mais elevada. Para se ter uma idéia da dimensão deste problema, cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos, em média. O Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia sendo 90% depositado a céu aberto, sendo que apenas menos de 5% do lixo urbano é reciclado. Só na cidade de São Paulo, das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, cerca de 35% são materiais recicláveis, porém menos de 1% é reciclado.

É nesta hora que entra o trabalho do coletor de materiais recicláveis. Na capital paulista, eles já somam em 25 mil profissionais que fazem um trabalho de "formiguinhas" que merece ser muito valorizado. A reciclagem beneficia o meio ambiente, ao passo que para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores, porém com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore. Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol. Além disso, para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas. Por isso, o trabalho do coletor torna-se muito importante e necessário ao passo que proporciona o reaproveitamento de materiais, separando-os e os disponibilizando para a indústria de reciclagem.

Nenhum comentário: