29 de setembro de 2011

Reunião SEBRAE

Tendo em vista o ano de 2012 a Cooperativa de Itapeva, juntamente com Marcelo Tonini, Cyro Martins e Francisco Ferreira, todo representando o COMDEMA, estiveram reunido no Escritório Regional SEBRAE em Itapeva.
A Reunião teve como objetivo buscar apoio do SEBRAE para a elaboração de um Plano de Negocio da Cooperativa.
Segue um relato:
Acabamos de sair de uma reunião no SEBRAE onde foi exposta a situação da reciclagem dos resíduos em Itapeva além da situação da COAMARI (que é a cooperativa dos recicladores).
Itapeva gera cerca de 700 ton/mês de recicláveis e consegue aproveitar cerca de 320 toneladas. Destas a COAMARI, consegue aproveitar cerca de 90 ton/mês e os demais catadores (sucateiros).
Ocorre que, por um lado a política nacional dos resíduos sólidos prevê o incentivo às cooperativas para a coleta destes materiais e mesmo ignora os sucateiros tradicionais, por outro a COAMARI está a cinco anos mantendo a média mensal.
Seus problemas principais são a concorrência desleal dos sucateiros (que se pagam os catadores a vista, cartelizam as compras, além de também compram de crianças,  não oferecerem benefícios trabalhistas, etc.). Assim a COAMARI não consegue cooperados e não consegue aumentar a produção.
Após a reunião ficou encaminhado que outras reuniões serão realizadas para aprofundar o proposto e se possível realizar em conjunto um Plano de Negocio para os Catadores de Itapeva.

Nenhum comentário: