14 de dezembro de 2011

Rede Cata-Vida inicia beneficiamento de plásticos

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ceadec
O Ceadec e a Rede Cata-Vida inauguraram nesta terça-feira, dia 13 de dezembro de 2011, a Divisão Polímeros - Unidade de Beneficiamento dos Plásticos PP e PE, em uma solenidade que contou com a participação de 207 convidados, entre representantes de entidades, sindicatos, prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e catadores de Sorocaba e Região.
A Divisão Polímeros da Rede Cata-Vida é a primeira fábrica do país administrada por cooperativas de catadores a produzir tubos para canos de esgoto a partir dos polímeros PP e PE. Serão processados os materiais PP - Polipropileno (potes de margarina, potes de sorvete, caixas de bebida, tampas, utilidades domésticas, entre outros) e PE - Polietileno (embalagens de detergentes, de shampoos, garrafinhas de óleo automotivo, tampas, tambores para tintas, potes, entre outros).
A unidade possui três linhas de produção. Na primeira linha serão efetuadas as atividades de lavagem, moagem e secagem do PP e PE. A segunda linha vai extrusar e transformar os polímeros em granulados que serão comercializados como matéria prima para as indústrias. Na terceira linha de produção os polímeros PP serão transformados em tubos para serem utilizados pela construção civil na forma de cano para esgoto. E os polímeros PE serão transformados em mangueiras, normalmente utilizados para irrigação na agricultura.
Com esta inauguração, o sonho que vem sendo construído coletivamente desde 2001 e que começou a ser concretizado em 2008 com o beneficiamento do papel e do óleo residual de fritura, a Rede Solidária Cata-Vida concretiza este processo de verticalização da coleta seletiva e fortalece ainda mais os empreendimentos solidários dos catadores.
"A inauguração da Divisão Polímeros é a realização de um sonho planejado pelos catadores e catadoras da Rede Solidária Cata-Vida e executado graças ao apoio de parceiros, em especial a Petrobras. Essa unidade industrial é um marco na vida dos catadores e catadoras, que organizados em Cooperativas e em Rede Solidária, fecharão o ciclo da reciclagem com a industrialização de insumos e produtos que retornarão às indústrias recicladoras e a população, contribuindo com a economia dos recursos naturais e com o fortalecimento social e econômico de suas organizações solidárias", afirma Rita de Cássia Gonçalves Viana, presidente do Ceadec.
Os 280 catadores organizados em cooperativas que integram a Rede Cata-Vida - são protagonistas de todo o processo que envolve a cadeia produtiva da reciclagem, começando pela coleta dos materiais, a triagem, o armazenamento, o beneficiamento, o transporte e a comercialização dos materiais. A partir desta terça-feira, não são mais apenas materiais enfardados e comercializados às indústrias de beneficiamento. No caso dos polímeros, agora serão também produtos beneficiados.
"É com imensa alegria que estamos aqui comemorando mais um passo. A gente começou com carrinho de mão, depois com caminhão e agora a gente está com essa fábrica e beneficiando os plásticos", comemorou o presidente da Rede Cata-Vida, Isaias Monteiro Messias.
"Que história bonita, digna de registro. Não há dinheiro que pague o que vocês [catadores] fizeram até agora. Imagino que nunca vocês [catadores] pensaram em se transformar em empresários do setor do plástico. É uma conquista revolucionária", comentou o deputado estadual Hamilton Pereira.
Também participaram da inaguração o Secretário de Parcerias de Sorocaba, Fernando Oliveira, o vereador Izídio de Brito Correia (PT), o prefeito de Piedade, Geremias Pinto Ribeiro (PT), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos  de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, a presidente do Sindicato Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba, Marcia Viana, o presidente do Partido dos Trabalhadores, José Carlos Triniti Fernandes, além de lideranças, vereadores e representantes da região.
A Divisão Polímeros integra o processo de verticalização da coleta seletiva da Rede Cata-Vida, organizado pelo Ceadec, com patrocínio da Petrobras e apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura de Sorocaba e do BNDES.






Nenhum comentário: