7 de junho de 2012

Coamari, Ceadec e Rede Cata-Vida comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com atividade em Sorocaba


Os catadores e catadoras da Coamari, Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itapeva, se reuniram com cooperativas de mais nove municípios que integram a Rede Solidária Cata-Vida no dia cinco de junho, em Sorocaba, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em virtude da chuva, o Ceadec - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania precisou cancelar a tradicional “Carrinhada” que seria realizada nas ruas centrais de Sorocaba e solicitou ao presidente da Câmara Municipal, Vereador José Francisco Martinez, o uso do espaço da câmara para marcar a data com a presença dos trabalhadores que atuam diariamente para a preservação e conservação ambiental.
Cerca de 150 catadores e catadoras lotaram o plenário da Câmara para ouvir a presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana, que usou a tribuna popular para enaltecer a importância do trabalho prestado por eles nos municípios onde atuam. Rita aproveitou a oportunidade para reiterar a solicitação de apoio aos vereadores para a ampliação da coleta seletiva com inclusão dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. “Sorocaba, ao assumir e apoiar ações, influencia toda a nossa região. Por isso é importante a presença dos catadores da Coreso e de outras cidades que integram a Rede Cata-Vida aqui solicitando o apoio dos senhores vereadores. Que nesse dia cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nós possamos avançar em ações concretas”, ponderou a presidente do Ceadec.
Fabio Rodrigues de Souza, presidente da Coamari falou em nome de seus companheiros “Hoje foi mais um dia para mostrar, divulgar nosso trabalho, porque estamos aqui em Sorocaba, com todas as cooperativas da Rede Cata-Vida, e neste dia especial é importante mostrar um pouco do nosso trabalho, como é feito, mostrar a nossa cara, vestir a camisa”. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento de reflexão sobre a natureza, o meio ambiente e mostrar para população a importância do trabalho dos catadores”. Fabio também falou sobre a cooperativa de Itapeva, “A Coamari representa pra mim e para meus colegas catadores trabalho, renda e preservação ambiental”.


Nenhum comentário: